A PLANAVE é uma empresa de engenharia consultiva genuinamente brasileira, organizada por áreas de negócio. Os principais segmentos em que atua são a engenharia de infraestrutura, com ênfase no setor portuário, e a de energia, com foco principal no setor de petróleo e gás.

Com relação a portos e terminais vem, a partir dos anos setenta, executando estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômico-financeira, pesquisas de localização, alternativas institucionais, avaliação de mercado, business plans , estudos ambientais e assessoria para licenciamento, relatórios de modelagem de hidráulica marítima e oceanografia, além de projetos conceituais, básicos e executivos completos, compreendendo todas as obras marítimas, de retroárea e acessos. Atua ainda na elaboração de estudos de logística, transportes, manuseio, estocagem e transferência, acompanhados de soluções de engenharia para os mais diferentes fluxos de carga. Está plenamente capacitada a oferecer aos seus clientes respostas integradas e completas para a viabilização de seus empreendimentos no setor.

Atualmente, a PLANAVE tem como clientes algumas das maiores e mais conceituadas empresas públicas e privadas do país, constando em seu portfólio também contratos em diversos países da América do Sul e África.

No segmento de óleo e gás, a PLANAVE vem atuando ininterruptamente há mais de trinta anos, tendo como principal cliente a PETROBRAS, na qual está plenamente habilitada e cadastrada para a prestação de serviços em mais de 30 “famílias”. Realizou também vários contratos para outras oil companies nacionais e estrangeiras.

Os serviços da empresa abrangem tanto o downstream , com projetos e fiscalizações para refinarias e indústrias correlatas, dutovias, bases de distribuição e indústria em geral, como o upstream , onde executa projetos de offshore , tais como jaquetas, manifolds e instalações em geral para plataformas fixas e móveis, e ainda a engenharia e execução de operações e pesagens, transferências e load-outs , para o que a empresa possui equipamento próprio.

A Planave também é licenciada como armador para navegação de apoio marítimo, operando duas embarcações próprias para o transporte de passageiros, atualmente sob contrato para a Petrobras no nordeste do Brasil.

Outras áreas de negócios nas quais a PLANAVE atua tradicionalmente são o setor de desenvolvimento urbano, respondendo por contratos referentes a saneamento, urbanização, drenagem, entre outros; serviços de meio ambiente, onde, além do setor portuário, desenvolveu serviços ambientais para implantação de hidrovias, rodovias, linhas de transmissão; e ainda em serviços de estudos e engenharia de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s).

Atualmente a empresa possui em seu quadro funcional cerca de seiscentos profissionais, a ampla maioria de nível superior ou técnico com características multidisciplinares cobrindo as principais disciplinas técnicas, tendo como complemento as ambientais e econômicas e ainda um elenco de consultores altamente especializados em setores diferenciados. Caso necessário ou desejável, são realizados convênios e associações com empresas internacionais detentoras de conhecimentos, licenças e capacitações específicas.

A PLANAVE faz uso intensivo de modernas ferramentas eletrônicas, com a aquisição ou aluguel de softwares licenciados de múltiplas espécies, desde programas técnicos específicos para cálculo e análise estrutural, estruturas flutuantes, tubulações, maquetes eletrônicas e outros, até aqueles utilizados para seu funcionamento operacional e administrativo, de desenho, gerenciamento de projetos e de Sistema de Gestão Integrado. O sistema corporativo, responsável por gerenciar todos os processos, foi criado e implantado ao longo dos últimos vinte e cinco anos pela própria empresa, sendo mantida uma equipe interna permanente para continuar expandindo e incrementando este sistema.

A empresa tem seu escritório central Instalado em prédio próprio com 3.410m² distribuídos em quatro pavimentos no centro do Rio de Janeiro, onde funciona em a equipe funcional com atuações na área técnica, administrativa, comercial, biblioteca, centro de reprografia, instalações para treinamento e informática, entre outros. Dispõe ainda de duas outras instalações anexas também no Centro do Rio de Janeiro e escritórios em diversas cidades onde detém contratos.

A Planave possui, em seu escritório central e anexos no Rio de Janeiro cerca de 300 estações de trabalho, conectadas em rede estruturada, interligando de forma ágil e eficaz todos os escalões operacionais e administrativos. Toda produção técnica é acessível on line , obedecidas as normas de segurança, através das redes interna e externa, inclusive para utilização de Clientes e terceiros.

A Planave é certificada segundo as normas de qualidade (ISO 9001:2008), meio ambiente (ISO 14001:2004) e de segurança e saúde ocupacional (OHSAS 18001:2007) pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, com o escopo "Estudos de viabilidade, projetos de engenharia e gerenciamento, supervisão e fiscalização de projetos e obras de engenharia".